terça-feira, 18 de novembro de 2008

terça-feira, 11 de novembro de 2008

LENDA DE SÃO MARTINHO

O porquê do "Verão" de S. Martinho

O dia de S. Martinho comemora-se no dia 11 de Novembro.Diz a lenda que quando um cavaleiro romano andava a fazer a ronda, viu um velho mendigo cheio de fome e frio, porque estava quase nu.O dia estava chuvoso e frio, e o velhinho estava encharcado.O cavaleiro, chamado Martinho, era bondoso e gostava de ajudar as pessoas mais pobres. Então, ao ver aquele mendigo, ficou cheio de pena e cortou a sua grossa capa ao meio, com a espada.Depois deu a metade da capa ao mendigo e partiu.Passado algum tempo a chuva parou e apareceu no céu um lindo Sol.

sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Grande Filme

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Já algum tempo que não venho ao meu espaço. Vim hoje por causa de um assunto URGENTE:
Desapareceu na Figueira da Foz uma menina. Trata-se de uma miúda de 13 anos. Se quem visitar o meu blog a tiver visto contacte:
Carlos Monteiro
Conselho Executivo da Escola Secundária c/3CEB Dr. Joaquim de Carvalho
Figueira da Foz
Tel.233401050 - Fax.233401059

domingo, 31 de agosto de 2008

Já estamos no último dia do mês de Agosto. Este mês foi um mês atribulado, nem sequer fui um dia á praia. Passei o mês a trabalhar das 8:30h até as 20h e muitas vezes eram 23h e ainda estava a trabalhar. Ando cansada, mas férias nem vê-las....
Nem tempo tenho para vir ao meu blog e visitar os blogs dos meus amigos virtuais. Desculpem. Desejo-vos um óptimo domingo. Beijos para todos.

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Recebi um email com esta foto.

Esta menina chama-se Maria Cecília e está desaparecida desde o dia 26 de Fevereiro. Os pais estão desesperados. Se alguém tiver visto esta menina informar (21) 7826-9408. Podem ligar a cobrar.

sábado, 2 de agosto de 2008

Li no Jornal Correio da Manhã a seguinte notícia:
"Pai abandona de madrugada duas crianças na estrada: Tinha ido beber uns copos a Albufeira e os filhos – gémeos, de 11 anos –, que seguiam com ele no carro, aborreciam-no. Irritado, encostou na berma da EN125, na rotunda de acesso à Fontes da Matosa, concelho de Silves, e abandonou-os, às 03h00 de ontem."
Ao ler esta noticia fiquei boquiaberta... Que pai é este?!!!!!!!!!!!

sábado, 26 de julho de 2008

Hoje é o Dia Nacional dos Avós. Felizmente ainda tenho os meus avós maternos vivos. O meu avô é um anjinho, não incomoda ninguém. Adoro-o. A minha avó sempre foi mais espevitada, fala sem pensar e magoa as pessoas com as suas palavras. Como teve a infelicidade de lhe amputarem uma perna, ainda está mais revoltada, o que é normal.
Como hoje é o Dia Nacional dos Avós, vou buscá-los para minha casa, para almoçarem connosco. A todos os avós de Portugal, desejo um ÓPTIMO dia. Beijinhos para todos os avós.

sábado, 12 de julho de 2008

quinta-feira, 10 de julho de 2008

Finalmente, tive um tempinho para escreve no meu blog. Como sabem, no dia 27 de Junho, houve marchas no centro onde trabalho. Foi muito divertido. Aqui ficam umas imagens dos meus “jovens”…





segunda-feira, 7 de julho de 2008

Olá. Já algum tempo que não escrevo no meu blog. O tempo não o tem permitido. Muito trabalho e pouco descanso.
Nuno espero que o teu automóvel já esteja arranjado e que o estágio corra bem. A minha hora de almoço está a acabar e por isso não posso prolongar este texto. Beijos a todos que visitam o meu espaço.

quarta-feira, 25 de junho de 2008

Hoje fui um dia divertido. Houve sardinha assada e caldo verde para os idosos do centro onde trabalho. Os funcionários também comeram. Durante a minha hora de almoço, houve muita animação. comemos, dançamos, foi muito divertido. Sexta feira são as marchas com os utentes do centro. Também vai ser divertido, ver os idosos desfilarem todos trajados a rigor. Tirei fotos, mas a Direcção da instituição não me permitiu colocá-las no meu espaço. Não faz mal...
Desejo a todos os que visitam o meu espaço que se divirtam nas festas dos Santos Populares.

sexta-feira, 20 de junho de 2008

Infelizmente não conseguimos ficar no Euro. Foi pena, porque os jogadores até jogaram bem. O árbitro é que não fez uma boa arbitragem. Até 2012..............

quinta-feira, 19 de junho de 2008

Força Portugal

Espero que não seja o último jogo. Vou estar coladinha à TV a ver o jogo. VIVA PORTUGAL.

sexta-feira, 13 de junho de 2008

Já algum tempo que não venho até aqui. O meu tempo é escasso, porque a minha vida deu uma volta de 180 graus. Amputaram a perna à minha avó e agora é como se fosse um bebé grande. Temos que lhe fazer a higiene, dar-lhe os medicamentos, fazer tudo por ela. O meu dia é muito complicado, porque chego do trabalho, mudo de roupa para ir cuidar dela. Quase que não tenho tempo para mim….
Desejo-vos um óptimo fim semana. BJS

domingo, 1 de junho de 2008

Dia Mundial da Criança

Como tive que fazer um trabalho sobre o dia da criança, achei interessante colocar um post sobre este tema no meu blog. Eis o post:

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o Dia Mundial da Criança não é só uma festa onde as crianças ganham presentes. É um dia em que se pensa nas centenas de crianças que continuam a sofrer de maus tratos, doenças, fome e discriminações (discriminação significa ser-se posto de lado por ser diferente).
O primeiro Dia Mundial da Criança foi em 1950. Tudo começou logo depois da 2ª Guerra Mundial, em 1945.As crianças desses países viviam muito mal porque não havia comida e os pais estavam mais preocupados em voltar à sua vida normal do que com a educação dos filhos. Alguns nem pais tinham! Como não tinham dinheiro, muitos pais tiravam os filhos da escola e punham-nos a trabalhar, às vezes durante muitas horas e a fazer coisas muito duras.
Em 1946, um grupo de países da ONU (Organização das Nações Unidas) começou a tentar resolver o problema. Foi assim que nasceu a UNICEF.Mesmo assim, era difícil trabalhar para as crianças, uma vez que nem todos os países do mundo estavam interessados nos direitos da criança.
Foi então que, em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres propôs às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este dia foi comemorado pela primeira vez logo a 1 de Junho desse ano.
Com a criação deste dia, os estados-membros das Nações Unidas, reconheceram às crianças, independentemente da raça, cor, sexo, religião e origem nacional ou social o direito a:- afecto, amor e compreensão;- alimentação adequada;- cuidados médicos;- educação gratuita;- protecção contra todas as formas de exploração;- crescer num clima de Paz e Fraternidade universais.
A 20 de Novembro desse ano, várias dezenas de países que fazem parte da ONU aprovaram a Declaração dos Direitos da Criança. Trata-se de uma lista de 10 princípios que, se forem cumpridos em todo o lado, podem fazer com que todas crianças do mundo tenham uma vida digna e feliz. São eles:
Princípio 1ºToda criança será beneficiada por estes direitos, sem nenhuma discriminação de raça, cor, sexo, língua, religião, país de origem, classe social ou situação económica. Toda e qualquer criança do mundo deve ter seus direitos respeitados!
Princípio 2ºTodas as crianças têm direito a protecção especial e a todas as facilidades e oportunidades para se desenvolver plenamente, com liberdade e dignidade. As leis deverão ter em conta os melhores interesses da criança.
Princípio 3ºDesde o dia em que nasce, toda a criança tem direito a um nome e uma nacionalidade, ou seja, ser cidadão de um país.
Princípio 4ºAs crianças têm direito a crescer e criar-se com saúde. Para isso, as futuras mães também têm direito a cuidados especiais, para que seus filhos possam nascer saudáveis. Todas as crianças têm também direito a alimentação, habitação, recreação e assistência médica.
Princípio 5ºCrianças com deficiência física ou mental devem receber educação e cuidados especiais exigidos pela sua condição particular. Porque elas merecem respeito como qualquer criança.
Princípio 6ºToda a criança deve crescer num ambiente de amor, segurança e compreensão. As crianças devem ser criadas sob o cuidado dos pais, e as mais pequenas jamais deverão separar-se da mãe, a menos que seja necessário (para bem da criança). O governo e a sociedade têm a obrigação de fornecer cuidados especiais para as crianças que não têm família nem dinheiro para viver decentemente.
Princípio 7ºToda a criança tem direito a receber educação primária gratuita, e também de qualidade, para que possa ter oportunidades iguais para desenvolver as suas habilidades.E como brincar também é uma boa maneira de aprender, as crianças também têm todo o direito de brincar e de se divertir!
Princípio 8ºSeja numa emergência ou acidente, ou em qualquer outro caso, a criança deverá ser a primeira a receber protecção e socorro dos adultos.
Princípio 9ºNenhuma criança deverá sofrer por negligência (maus cuidados ou falta deles) dos responsáveis ou do governo, nem por crueldade e exploração. Não será nunca objecto de tráfico (tirada dos pais e vendida e comprada por outras pessoas).Nenhuma criança deverá trabalhar antes da idade mínima, nem deverá ser obrigada a fazer actividades que prejudiquem sua saúde, educação e desenvolvimento.
Princípio 10ºA criança deverá ser protegida contra qualquer tipo de preconceito, seja de raça, religião ou posição social. Toda criança deverá crescer num ambiente de compreensão, tolerância e amizade, de paz e de fraternidade universal.
Então, quando a "Declaração" fez 30 anos, em 1989, a ONU também aprovou a "Convenção sobre os Direitos da Criança", que é um documento muito completo (e comprido) com um conjunto de leis para protecção dos mais pequenos (tem 54 artigos!).Esta declaração é tão importante que em 1990 se tornou lei internacional.
Logo desde o início da comemoração do Dia Mundial da Criança, a 1 de Junho, Portugal participou logo nessa celebração. Os governantes portugueses achavam importante colaborar em tudo o que mostrasse que se preocupavam com o bem-estar das nossas crianças! No entanto, por causa do regime de Salazar, ao princípio nem tudo correu bem.Depois do 25 de Abril, o Dia da Criança foi mais festejado e os pequenos portugueses tiveram direito a leis próprias que ficaram escritas na Constituição da República. Estas leis estavam relacionadas com a educação, saúde e família. A 21 de Setembro de 1990, pouco depois da Convenção dos Direitos da Criança se tornar uma lei internacional, Portugal ratificou o documento. Ou seja, comprometeu-se a cumprir o que lá está escrito e obedecer aos seus 54 artigos.
Infelizmente, mesmo com a "Convenção dos Direitos da Criança", ainda existem crianças:- que sofrem maus tratos;- com má alimentação;- que são obrigadas a trabalhar como adultos;- que não vão à escola.
Apesar de vivermos numa sociedade muito evoluída, a preocupação com as crianças tem de continuar. Porque ainda há muitos países do mundo onde os mais pequenos continuam a trabalhar muitas horas, sem ir à escola e ganhando quase nada.

domingo, 25 de maio de 2008

quinta-feira, 22 de maio de 2008

Desafio

Quando entrei no meu espaço tinha um comentário colocado pelo Amor do Nuno, do blog http://amordonuno.blogspot.com, que me lançou o seguinte desafio. Colocar no post, 6 palavras que me caracterize: Sensível, Carinhosa, Solidária, Romântica, Pontual e Sonhadora.
Os 5 bloguistas, que vou desafiar e notificar são: Lilipat, Alta Noite, O Mundo Fantasia, O Sentido das Coisas e Silviaf.

sábado, 17 de maio de 2008

Leiam e divulguem!

A Vera fui abordada um dia de tarde, cerca das 15:30,no estacionamento do Gaia Shopping, por dois homens que lhe perguntaram qual o tipo de perfume que ela usava e, se gostaria de experimentar um tipo de perfume sensacional, que eles vendiam a um preço de oferta.
Provavelmente ela teria aceite se não tivesse recebido um mail, algumas semanas antes, avisando-a sobre o golpe do perfume. Os dois homens permaneciam entre os automóveis estacionados, à espera que as mulheres aparecessem.
A Vera preveniu uma senhora que ia na direcção deles, dizendo que lhe tinham avisado que nos shoppings ou Estacionamentos havia individuos a abordar as pessoas para oferecer 'OLER', o perfume! MAS NÃO É PERFUME, É ÉTER! Quando se desmaia, eles aproveitam para roubar tudo o que se leva de valor e só Deus sabe que mais.
Copia esta mensagem e envia-a a todos os teus amigos (as), já que consta que esta malta está a operar em várias cidades. Isto não é uma brincadeira! Por favor,envia isto também aos homens... Eles podem avisar outras mulheres.

terça-feira, 13 de maio de 2008

Nossa Senhora de Fátima

Ó Senhora minha, ó minha Mãe, eu me ofereço toda a Vós, e em prova da minha devoção para convosco, Vos consagro neste dia e para sempre, os meus olhos, os meus ouvidos, a minha boca, o meu coração e inteiramente todo o meu ser.
E porque assim sou Vossa, ó incomparável Mãe, guardai-me e defendei-me como propriedade vossa.
Lembrai-Vos que Vos pertenço, terna Mãe, Senhora Nossa.
Ah, guardai-me e defendei-me como coisa própria Vossa
.

domingo, 11 de maio de 2008

Acabou a queima de Coimbra. E acabou em beleza com James. Aqui fica um clip para recordar....


sábado, 10 de maio de 2008

Hoje em dia os adolescentes são difíceis de aturar. Sou catequista do 8º ano. Amanhã é a festa da vida do 8º ano. Hoje foi a preparação para a festa e foi complicado. Venho rouca de tanto gritar com eles. Parecem crianças de 5 anos, é incrível. Hoje em dia a educação não é como era quando eu tinha a idade deles. Ai de nós, se portássemos mal na catequese ou na escola… éramos logo castigados. Hoje em dia não se pode dizer nadas aos meninos porque ficam traumatizados. Os meninos não podem ser contrariados! Além disso os pais vem logo criticar-nos, porque dissemos mal do filho ou porque gritamos com ele.
É duro ser catequista, porque dispensamos o pouco tempo que temos, não temos qualquer remuneração (fazemos porque gostamos) e além disso alguns pais não agradecem o esforço que fazemos…

sexta-feira, 9 de maio de 2008

Estou indignada…
Hoje ao ler o jornal, na minha hora de almoço, vi uma notícia que me deixou perplexa. O recinto da queima das fitas de Coimbra foi assaltado! Foram furtados duas mesas de som e quatro leitores de CDs. Nunca ouvi tal coisa durante a minha vida académica… Dantes era só diversão, hoje em dia já assim não é. É pena…
Infelizmente, não sabem quem foi. O país está bom para os ladrões…

segunda-feira, 5 de maio de 2008

Estou de rastos... Ontem foi ao cortejo da queima das fitas em Coimbra. Fartei-me de andar, à noite já nem sentia os pés. Foi fixe... Era melhor quando eu fazia parte dele, hoje em dia só vou arejar as fitas e ver o people conhecido...
Achei piada a alguns carros, porque criticavam o governo... Havia de tudo naquele cortejo... Bebedeiras era o que não faltava... até eu já estava um pouco alegre...
Enfim, para o ano há mais...

domingo, 4 de maio de 2008




Cortejo da queima das fitas... Aí vou eu...

Dia da Mãe

Desejo neste dias, a todas as mães, incluído à minha, um óptimo dia. Mãe adoro-te. Beijinhos

quarta-feira, 30 de abril de 2008

Samim

Presente

Hoje deram-me um presente. Uma utente do Centro de Dia onde trabalho, quando chegou de manhã trazia um ramo de flores. Essa senhora faz flores de papel e de tecido, flores lindas. Eu disse: " Esse ramo tem as cores do meu curso... Podia fazer-me um e dizer-me quanto custa?" Ela respondeu: "Sendo assim, fique com este, eu ofereço-lhe." Agradeci e dei-lhe dois beijinhos. É uma senhora muito querida. Beijinhos D. Piedade.

segunda-feira, 28 de abril de 2008

sábado, 26 de abril de 2008

sexta-feira, 25 de abril de 2008

25 de Abril 1974

Otelo Saraiva de Carvalho por volta das 22 horas do dia 24/4/1974 fardado com blusão de cabedal chega ao Regimento de Engenharia Nº1, na Pontinha. É ali que o major acompanhado de outros oficiais: Os tenentes-coronéis Garcia dos Santos e Lopes Pires, o comandante Victor Crespo, os majores Sanches Osório e José Maria Azevedo, o capitão Luís de Macedo… Ali instalam o posto de comando num pequeno anexo com as janelas tapadas por alguns cobertores, sobre a mesa uns papéis manuscritos e um mapa de estradas do Automóvel Clube de Portugal edição de 1973 que fazia de carta operacional com os esboços das movimentações, sendo a base do “plano geral das operações” que se dividia em duas zonas; Zona Norte que começava no eixo a sul do Porto e Lamego para norte. Zona Sul desse eixo para sul, dividido em quatro sectores; Sector Norte, até a sul de Coimbra, Sector Centro até norte de Santarém, Sector Sul daí para sul, Sector Lisboa que também incluía Santarém. Dali do Posto de Comando com o nome de código «Óscar» dão o conhecimento da situação e as instruções às unidades militares de todo o país envolvidas nas operações. O primeiro sinal como combinado seria dado pelo então posto “Emissores Associados de Lisboa” às 22:55. João Paulo Dinis era lá locutor e fizera a tropa em Bissau sob as ordens de Otelo, daí a escolha de Otelo. E cabe a Dinis às 22:55 dar voz e escolher a canção « E Depois do Adeus », de Paulo de Carvalho, canção vencedora desse ano do Festival da Canção RTP e que iria a alguns dias representar Portugal no Festival da Eurovisão. A segunda senha é dada na “Rádio Renascença”. Otelo fazia ponto de honra que fosse uma canção do Zeca Afonso e estava indeciso entre «Venham Mais Cinco» e «Trás Outro Amigo Também» eram as suas preferidas mas logo os seus camaradas fizeram notar que seriam canções muito obvias e que iriam suscitar desconfiança. Foi assim que o jornalista Carlos Albino sugeriu «Grândola Vila Morena» e é esta que acaba por ir para o ar no programa «Limite» de Paulo Coelho e Leite de Vasconcelos que antes de pôr o disco recita a primeira quadra de «Grândola Vila Morena». São 0:20 e grande parte das forças envolvidas põe-se em movimento. O Quartel-General da Região Militar de Lisboa é o centro nevrálgico das “Forças do Regime”. O edifício é tomado pelo Batalhão de Caçadores 5 com o código «Canadá». A mesma unidade também se encarrega de proteger a residência do general António de Spínola, o general Francisco Costa Gomes não foi alvo de protecção porque não dormiu em casa. Importante é também o aeroporto da Portela, operação com o código «Nova Iorque» que fica encarregue à Escola Prática de Infantaria (EPI) de Mafra que às portas de Lisboa a coluna militar perde-se nas ruas e becos escuros de Camarate. Junto ao aeroporto o capitão Costa Martins esperava a coluna da EPI e desesperava e decide neutralizar sozinho de pistola em punho a guarda do aeroporto e entrou mesmo na torre de controle fazendo «bluff» durante mais duma hora dizendo que o aeroporto estava cercado e para se interditar o espaço aéreo português imediatamente. A EPI chegada toma de imediato conta do aeroporto e ainda neutraliza o Regimento de Artilharia Ligeira 1 em Lisboa junto ao aeroporto. A Escola Prática de Transmissões fazia as escutas telefónicas militares das forças do regime que depois transmitia ao Posto de Comando. O Regimento de Cavalaria 3 de Estremoz vem a Lisboa com a missão de controlar a Ponte Sobre o Tejo, tomando posições do lado sul do Tejo (Pragal). Enquanto nas colinas adjacentes à ponte de ambos os lados a Escola Prática de Artilharia de Vendas Novas toma posições apontando baterias junto ao Cristo Rei, para o Terreiro do Paço e Monsanto. A mesma unidade depois vai lá baixo à Trafaria libertar os militares que tentaram a 16 de Março o “golpe das Caldas da Rainha” e que se encontravam presos na Casa de Reclusão da Trafaria. Os órgãos de comunicação social também eram de crucial importância controla-los. Para isso coube à RTP (única emissora televisiva da época) ser tomada pela então, Escola Prática de Administração Militar, (operação; código Mónaco) já que se situava na mesma rua, (Alameda das Linhas de Torres em Lisboa). A antiga Emissora Nacional, actual RDP na rua do Quelhas foi tomada com meios limitados pelos capitães Oliveira Pimentel e Frederico de Morais mais 40 praças de especialidades diversas do Campo de Tiro da Serra da Carregueira. Na rua Sampaio Pina à porta do Rádio Clube Português estão estacionados homens do BC5 dali perto (Campolide) chefiados pelo capitão Santos Coelho e pelo Major Costa Neves da Força Aérea o qual no momento da tomada do RCP é questionado pelo porteiro; se não podiam aparecer após as 9 horas da manhã, que sempre já lá estaria mais gente para os receber!!! Costa Neves e seus camaradas forçam a entrada e é esse o posto escolhido para emissor do MFA. Como previram que as forças do regime pudessem cortar as ligações às antenas do RCP do Porto Alto, tal como vieram a tentar, então a guarda das antenas ficaram a cargo da Escola Prática de Engenharia, de Tancos que também controlou a ponte de Vila Franca de Xira e a casa da moeda em Lisboa. Então através do RCP o MFA apresenta-se ao país pela 1ª vez às 4:26 (estava previsto ser às 4 horas mas o engano de percurso da EPI em Camarate atrasou o comunicado) a voz é do jornalista Joaquim Furtado: «Aqui posto de comando do Movimento das Forças Armadas...». A programação é alterada e passa o hino nacional, marchas militares e canções de protesto e de contestação. Sucedem-se os comunicados escritos por Victor Alves e Lopes Pires no quartel da Pontinha, que eram lidos aos microfones do RCP. Mediante esta situação os ouvintes ficam a par do desenrolar dos acontecimentos. Mas a missão principal cabe ao capitão Salgueiro Maia e seus homens da Escola Prática de Cavalaria, vindos de Santarém ficam-lhes encarregues várias acções desde de “despiste” ou seja; chamar a atenção das forças fiéis ao regime através dum itinerário ostentatório no sentido de dispersar as capacidades inimigas. E ainda de controlar o Banco de Portugal, a Rádio Marconi e o Terreiro do Paço. Ali, o ministro do Exército, general Andrade e Silva perante a situação manda abrir à picareta um buraco na parede do gabinete por onde foge mais os ministros da Marinha, da Defesa e do Interior acompanhados de militares de altas patentes. Antes do golpe a Marinha e a Força Aérea haviam sido contactadas para aderirem mas garantiram a neutralidade. Mas o capitão-de-fragata Seixas Louçã que comandava a fragata «Almirante Gago Coutinho» integrada na NATO e com grande poder de fogo, resolve, ameaçar disparar sobre o Terreiro do Paço. Ao que é posta ao corrente das baterias de artilharia, já prontas a disparar, posicionadas nas colinas junto ao Cristo Rei. A tripulação ao saber rebela-se e ao fim da manhã a fragata retira-se e vai fundear-se no Alfeite. Momento importante, quando a coluna EPC é interceptada na Avenida Ribeira das Naus por tropas fieis ao regime comandadas pelos brigadeiro Junqueira dos Reis e o tenente-coronel Ferrand d’Almeida, com tanques Patton M47. É o próprio Salgueiro Maia que vai tentar dialogar, saindo a pé e de lenço branco na mão hasteado e uma granada escondida na outra, ao que o brigadeiro dá ordens para disparar sobre o capitão mas que ninguém obedece! E depois mesmo alguns tanques de Cavalaria 7 passam-se para o lado de Salgueiro Maia. Outro momento muito importante dá-se às 5 horas quando o Major Silva Pais director-geral da PIDE/DGS dá conhecimento ao presidente do Conselho (função que equivale actualmente à de primeiro-ministro), Marcello Caetano dos acontecimentos que este ainda desconhecia. Referindo que a situação era grave e dando instruções para se refugiar o mais depressa possível no Comando-Geral da GNR no Largo do Carmo porque era um dos sítios que não se encontrava sitiado e que passava mais despercebido. Mas que veio a revelar-se uma grande armadilha! Primeiro porque soube-se da sua entrada no Quartel do Carmo às 6 horas, ao que o major Otelo deu ordens para Salgueiro Maia se dirigir para o Largo do Carmo e sitiar completamente o quartel para que não houvesse fugas pelas traseiras. Na ida da coluna de Salgueiro Maia para o Largo do Carmo, uma companhia do RI 1 comandada pelo capitão Fernandes tenta bloquear a passagem mas após curto diálogo, passam-se para o lado dos revoltosos. Embora em telefonemas mais tarde tentassem convencer Otelo que Caetano não se encontrava lá mas Otelo sabia que era para as forças do regime ganharem tempo. E segundo porque quando as individualidades mais importantes ligadas ao regime foram socorridas pelo ar, por um helicópetero como no caso do Regimento de Lanceiros 2, esse mesmo helicópetero tentou ajudar a fuga de Marcello Caetano, só que não havia sítio para o helicópetero aterrar e por isso Marcello Caetano receoso permaneceu encurralado no Quartel do Carmo com blindados apontados e ouvindo uma multidão crescente que tinha acordado dum sono profundo ou que tinha aprendido ou descoberto nesse dia que existiam outras coisas como democracia e liberdade… E gritavam: Por vingança e palavras de ordem contra a ditadura e guerra colonial e outras coisas. Salgueiro Maia depois terá mesmo pedido calma ao povo de megafone em punho. Mesmo que o regime não caísse as coisas já não seriam mais como antes, o povo nesse dia tinha ouvido coisas novas e ficou a saber em que tipo de regime e que tipo de politicos governavam o país por isso aderiram de imediato ao Movimento das Forças Armadas! O tempo passava a GNR não reagia numa tentativa de ganhar tempo. Maia dá um ultimato à GNR mas nada! No Posto de Comando desesperavam e Otelo envia um bilhete escrito a Maia: «Com metralhadoras rebenta com as fechaduras do portão, que é para saberem que é a sério!» Ás 15:10 são dados 10 minutos. (Temia-se que um helicópetero afecto às Forças do Regime podesse largar uma bomba sobre as forças revoltosas no Largo do Carmo). Após o prazo esgotado, às 15:25 as metralhadoras duma viatura chaimite disparam contra a frontaria do quartel. Como não houvera reacção da parte do quartel, passado algum tempo um blindado toma posição de canhão apontado e é nesse momento que surgem dois civis: Pedro Feytor Pinto e Nuno Távora, quadros da Secretaria de Estado da Informação e Turismo, medianeiros entre Spínola e Caetano, este último melindrado com a situação dizia: «Não quero que o poder cai na rua». Feytor Pinto telefona a Otelo que em nome do MFA, mandata o general Spínola para receber a rendição de Caetano. Às 18 horas, chega Spínola de automóvel com farda Nº 1. Caetano submete-se e entrega a Spínola o poder e pede protecção. Spínola transmite a Caetano a intenção do MFA de o enviar para o Funchal. (Iria partir para o Funchal no dia seguinte pelas 7horas, a ele juntaram-lhe também entre outros o Presidente da Republica Almirante Américo Tomás que durante a longa noite da revolução não deu sinal de vida, como se não fosse nada com ele, passou o dia na sua casa no Restelo, saindo sobre escolta para o aeroporto). E assim às 19:30 sai do quartel o chaimite «Bula», no interior vão Marcello Caetano e António Spínola em direcção à Pontinha, por entre uma multidão eufórica que celebra a “Liberdade” com cravos vermelhos. Às 19:50 é emitido o comunicado: «O Posto de Comando do MFA informa que se concretizou a queda do Governo, tendo Sua Excelência o Professor Marcello Caetano apresentado a sua rendição incondicional a sua Excelência o General António de Spínola». Logo após as 20 horas é lida no RCP a «Proclamação do Movimento das Forças Armadas». E à 1:30 já do dia 26/4/74 aparecem na televisão as novas caras do poder: A Junta de Salvação Nacional, como presidente, António de Spínola, em que lê uma proclamação ao país: …Um novo regime… A democracia, a paz. Francisco SilvaFontes: Artigos do Jornal "Expresso", Instituto Camões, Centro de Documentação 25 de Abril, Alvorada em Abril, Pulsar da Revolução.










segunda-feira, 21 de abril de 2008

Rosas Brancas



Cada flor tem a sua linguagem e fala por si. Sabia que cada flor transmite uma determinada essência e conceito? As flores são simbólicas, pois têm a capacidade de expressarem os nossos sentimentos e pensamentos, traduzindo por isso diversas mensagens. A rosa é a “rainha das flores” e representa sempre o amor, nas suas variadas formas. A rosa branca: significa "Pureza, Paz". São as rosas das noivas, são as rosas do casamento feliz, da união, da lealdade. Por isso, é a minha flor preferida.

domingo, 20 de abril de 2008

sexta-feira, 18 de abril de 2008

Ser Poeta

"Ser poeta é ser mais alto, é ser maior
Do que os homens! Morder como quem beija!
É ser mendigo e dar como quem seja
Rei do Reino de Áquem e de Além Dor!
É ter de mil desejos o esplendor
E não saber sequer que se deseja!
É ter cá dentro um astro que flameja,
É ter garras e asas de condor!
É ter fome, é ter sede de Infinito!
Por elmo, as manhãs de oiro e de cetim...
É condensar o mundo num só grito!
E é amar-te, assim, perdidamente...
É seres alma, e sangue, e vida em mim
E dizê-lo cantando a toda a gente!"
Florbela Espanca


Este é um dos meus poemas preferidos da Florbela e adoro ouvir-la com a interpretação do Luis Represas. http://youtube.com/watch?v=EnJK9uHXots
Tenho andado um pouco triste. A vida não corre muito bem. Sempre quis ter o curso de Gestão de Empresas e consegui licenciar-me. Mas hoje em dia, penso de que me valeu estudar tantos anos para estar sem emprego. Já enviei milhares de currículos e as respostas são sempre as mesmas, ou experiência a menos ou qualificações a mais. Estamos num país onde o emprego é cada vez mais escasso, graças à sua governação.
Ainda não sou mãe, mas quando penso nesse assunto da maternidade, digo para mim mesma será que o meu filho vai ter um bom futuro neste país!!!!
Espero que esta situação dê uma reviravolta....

quarta-feira, 16 de abril de 2008

sábado, 12 de abril de 2008

sábado, 5 de abril de 2008

Maximiliano Kolbe

Sou Catequista. Hoje gostei muito da matéria dada na catequese do 6º ano. É um tema que me fascina muito. Falamos sobre Maximiliano Kolbe. A sua vida assemelha-se a vida de Jesus Cristo. Ele também morreu para salvar outra pessoa. Foi uma pessoa extraordinária...

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Ida à Senhora da Alegria

Todos os anos no domingo a seguir à Páscoa, há romaria da Senhora da Alegria. Um grupo da minha aldeia ( e eu também ), pecorremos alguns km até lá a pé. É um dia muito divertido...
Começamos por nos juntar no centro recreativo...






Depois do grupo estar completo, toca a caminhar por meio de pinhais...







Como há pessoas que andam menos temos que esperar...






Após alguns km, à que fazer uma paragem obrigatória, na Fonte Calvo, para recarregar as baterias...





Recarregadas as baterias, toca a andar, porque ainda há alguns km para caminhar. Quando chegamos à Senhora da Alegria, visitamos a capela e compramos algumas lembranças.
Já são horas do ALMOÇO, temos que "dar ao dente"...










Após o almoço, começa a diversão no recinto. O nosso grupo toca umas músicas e anima o pessoal presente.
Mas como a festa não dura sempre, temos que regressar. Mas a música continou todo o caminho...





Para recarregar baterias e "molhar o Bico", à que parar na Fonte Calvo...





Depois de algumas cantorias, risadas, escorregões, regressamos ao centro recreativo...





Mas a diversão continou até á noite...




Foi um dia muito divertido. Até para o ano!!!!!!!

sexta-feira, 28 de março de 2008

Uma das minhas músicas preferidas

Golfinhos

Adoro golfinhos. Assim sendo publico estas imagens:









Pedido de sangue

Por motivo de doença grave, um amigo está hospitalizado à espera de ser operado. Ainda não foi, porque tem um tipo de sangue raro, B negativo. Pede-se a quem tenha este tipo de sangue que contacte com urgência, os seguintes números: 931085403 ou 222041893 ou fax: 222059125.
Hoje por ele, amanhâ por ti. Obrigado

Tempo

Olá. Gosto muito de estar actualizada acerca do tempo. Por isso, anexei ao meu blog, uma página sobre o tempo.

sábado, 22 de março de 2008

Colecção de flores em ponto cruz


Túlipas


Lírios


Estrelícias


Jarros